Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

FOTOS >>> Jovens de Atitude - Camboriú 2010

sábado, 7 de agosto de 2010

Maconha como porta de saída ao crack??

Estudo recente, realizado pela Universidade Federal de São Paulo, aponta a maconha como uma possibilidade alternativa para o tratamento da dependência no crack.
A pesquisa foi realizada com 50 dependentes químicos em crack, submetidos à um tratamento experimental de redução de danos, onde foi oferecida a maconha em substituição ao crack. Desse total, 68% dos dependentes aceitaram esse tipo de tratamento, sendo que, depois de tres anos, nenhum deles usava mais qualquer tipo de droga.

Considero esta pesquisa ousada, por bater de frente com valores morais daqueles que torcem o nariz para o trabalho de redução de danos. Trabalho esse que foca o indivíduo, reconhecendo sua fragilidade, e tentando de alguma maneira "minimizar" seu problema com a droga.

Levando em consideração que a média nacional das pessoas que conseguem se livrar da dependência do crack gira em torno de 3%, e que uma forma de tratamento, embora realizada com um número muito pequeno de dependentes, apresente abstinência de 100%, devemos dar uma atenção especial à essa possibilidade, deixando pré-conceitos de lado.

É claro que essa pesquisa tem que ser ampliada e conter uma boa metodologia para que os resultados possam ser bem analisados. Quem sabe, a pesquisa até possa apontar alguma outra possibilidade ao invés do uso da maconha, que por mais que seja uma droga de menor impacto de destruição do indivíduo, se comparado com o crack, ainda assim acaba sendo (SIM!), uma das portas de entrada pra outras drogas, e temo pela visão que alguns jovens possam ter, se confirmarmos que a maconha ajuda na recuperação. Talvez isso acabe sendo um tiro no pé. Mas fico no campo da especulação.

Veja a materia publicada na Zero Hora que trata do assunto em:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2990398.xml&template=3898.dwt&edition=15204&section=1012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger