Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

FOTOS >>> Jovens de Atitude - Camboriú 2010

domingo, 13 de setembro de 2009

Bebedores de Risco

A revista Veja publicada na semana passada (edição 2129) trouxe como matéria principal uma reportagem tratando da questão do uso de álcool e a atenção que deve ser dada aos bebedores de risco. A matéria aponta estatísticas, relatos de casos envolvendo o álcool, além do funcionamento do organismo e os malefícios da bebida sobre este.

Um fato que chama atenção é que no Brasil temos 70 milhões de bebedores, desde os que só consumiram pelo menos uma dose de bebida alcoólica até aqueles que não vivem um único dia sem ela. Dessa população estima-se que 30 milhões sejam os chamados bebedores de risco, ou seja, aqueles que consomem o álcool casualmente, mas que acabam tendo algum desvio de comportamento em decorrência disso. Alguns exemplos são: chegar atrasado ao trabalho ou à outro compromisso devido à ressaca, consumir álcool durante um tratamento à base de antibióticos, conduzir veículo estando embriagado.

Além do fato de grande parte desses bebedores de risco possuírem maiores chances de se tornarem futuros alcoólatras, são eles os principais responsáveis pelos acidentes de trânsito e brigas, principalmente, durante e após as baladas. Leia qualquer jornal local e não será difícil constatar que são nas madrugadas de final de semana em que acontecem os acidentes de trânsito mais violentos, sendo raros os que não tenham envolvido jovens embriagados. Sem contar as brigas que acontecem tão frequentemente nas casas noturnas, onde os tipos envolvidos tem o mesmo perfil da situação anteriormente citada. Grande parte desses jovens não são dependentes do álcool, mas se caracterizam como bebedores de risco.

Uma outra questão, que já citei neste Blog, é o fato da bebida alcoólica ser porta de entrada para outros tipos de drogas. Não são poucos os casos onde, somente após o consumo de algumas latinhas de cerveja ou garrafinhas de bebidas ice, o jovem acaba se encorajando a experimentar outro tipo de substância ou mesmo praticando algo que em estado de lucidez consideraria errado. O fato da bebida alcoólica acabar prejudicando o julgamento de quem a consome é um dos principais fatores que contribuem para torná-la uma das substâncias que mais causam problemas sociais.

Enquanto algumas pessoas acharem que o “beber socialmente” não os prejudica, só vindo a procurar ajuda quando a saúde é afetada, continuaremos reclamando dos problemas do trânsito e da violência, provavelmente em uma conversa de mesa de bar.

No Site Veja.com existe um teste para determinar a probabilidade de uma pessoa desenvolver dependência em algum tipo de droga. O teste é bastante interessante.
Para fazer o teste clique AQUI!

Um comentário:

Powered By Blogger