Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

FOTOS >>> Jovens de Atitude - Camboriú 2010

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Qual o tamanho da sua Pegada?

Costumo escrever sobre os problemas relacionados às drogas e à família, além das atividades do Proerd. Hoje, porém, vou falar um pouco sobre a atenção que devemos dar ao nosso planeta. Assim como o problema das drogas, a questão ambiental é algo que deve ser pensado e tratado como prioridade, pois afeta diretamente à todos.

Está cada dia mais premente a preocupação com o meio ambiente, e os únicos responsáveis por reverterem este problema somos nós mesmos, cidadãos do mundo. Não é a sorte ou o acaso que fará com que o atual cenário ambiental seja mudado. Devemos rever nossos hábitos de consumo para que se diminuam, não só a exploração de recursos naturais e fundamentais do planeta, mas também a poluição, gerada na produção, que aumentam as emissões de gás carbônico, contribuindo para com o aquecimento global.

Transcrevo um texto retirado do blog de uma amiga que fala sobre "PEGADA ECOLÓGICA".
Aconselho a leitura e uma reflexão: "como é sua pegada no meio ambiente?"


Pegada Ecológica! O que é isso?
(Texto retirado do blog God's Generation)

Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!
A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida.

Com os seres humanos, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia.

Se não prestamos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo, nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém, quando andamos num ritmo tranqüilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas são suaves.

Assim é também a “Pegada Ecológica”. Quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra.

O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza.

A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.

Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!

Segue o link: http://www.pegadaecologica.org.br/

2 comentários:

  1. Oi, Alexandre, tb sou de Itajaí. :-) Gostei de seu blog...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lia.

    Que bom que gostou. Se quiser podes dar alguma sugestão.

    Grato pela visita.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger