Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

FOTOS >>> Jovens de Atitude - Camboriú 2010

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Crack, nem pensar! E as outras Drogas???

Diariamente me deparo com a campanha “crack nem pensar”, promovida pelo grupo RBS, seja na televisão, rádio (Atlântida), jornal impresso (Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina) ou através de cartazes e adesivos. Finalmente, uma bela iniciativa no combate à droga que destrói mais rapidamente o homem, penso comigo.

Mas algo me incomoda. Algo que não observei até então na campanha, que é o fato da grande maioria de usuários de crack (senão todos), terem consumido outras substâncias antes do uso da “pedra”. De acordo com o V Levantamento Sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas Entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras, promovido pelo CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicotrópicas), 0,7% dos jovens estudantes já usaram crack alguma vez na vida, sendo que o percentual de uso na vida de cigarro e bebida alcoólica são de 25% e 65%, respectivamente. A idade média do primeiro uso de bebida alcoólica e cigarro foi aos 12 anos e de uso de crack aos 14 anos. Não encontrei pesquisa que aponte os percentuais de uso destas drogas entre adultos, mas o que se observa é que grande parte dos usuários de crack fez o primeiro uso nessa fase da vida e, repito, quase todos eles já consumiram algum outro tipo de droga anteriormente.

Agora vamos ao ponto onde desejo chegar. É fato que o crack tem um poder de dependência avassalador, assim como é fato que as drogas mais consumidas são as lícitas, principalmente o álcool. Sabendo disso, seria mais interessante um investimento maciço na prevenção a estas drogas legalizadas, que são consumidas pelos jovens de maneira indiscriminada e são, muitas vezes, a porta de entrada para as drogas ilícitas.

Infelizmente veremos, daqui a dois meses, o incentivo ao uso do álcool no circuito de festas catarinenses, promovido pelo mesmo grupo de notícias, que tão nobremente, se engalfinha na luta contra as drogas.

Enquanto não fizermos cumprir a lei que impede os menores de consumirem álcool e tabaco, e enquanto alguns pais e formadores de opinião acharem que não há problema algum no fato de um adolescente tomar uma cervejinha, um pequeno gole de caipirinha, ou dar umas tragadas de narguilé, continuaremos desesperados, tentando achar uma saída para o problema de drogas "mais fortes", como o crack, e outras mais que estão por ai e que ainda irão aparecer.

2 comentários:

  1. Oi Alexandre
    Legal sua matéria! Coloquei no meu blog (citei fontes)

    Camila

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc.... mas, me diga como se prevenir... ou impedir que jovens menores de preferência, consumam as drogas, seja elas quais forem....????
    Fazer leis??? ... que só ficam na teoria, pois na sua prática não funcionam a contento, me irritam....sem fiscalização e punição adequada nada é eficaz em nosso país.. vc sabe...mas..., pessoas como vc, de bom senso, solidaria deve continuar o seu trabalho... é sua missão com certeza nesta vida...sempre vou te admirar.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger